Neymar é do Barça! Surpresa? Nenhuma! Mas a novela foi alimentada por um bom tempo. Esqueçamos esses detalhes, o ex-jogador do Santos foi apresentado oficialmente ontem, Segunda-Feira (03/06/13). A cerimônia aconteceu no estádio Camp Nou no início da tarde (no horário Brasileiro) para um público de aproximadamente 56 mil torcedores.

Com o fim do mistério, outras especulações ganham espaço: Neymar será titular? Qual camisa (número) usará? Qual será sua posição em campo? Minhas respostas: Sim, será titular (com paciência e dedicação). Usará a 11 (atualmente com Thiago Alcântara). O posicionamento poderá variar, assim como o esquema tático do time (uma característica comum e marcante). Como exercício imaginativo, escalo aqui o provável Barcelona com Neymar:

Considerando: (1) Valdés, (2) Daniel Alves, (3) Piqué, (5) Puyol, (18) Alba, (16) Busquets, (6) Xavi, (8) Iniesta, (4) Fàbregas, (10) Messi, (11) Neymar.

Formação 1

Minha formação ideal no 4-4-2 com Fàbregas atuando como armador centralizado.

Formação 2

Com os mesmos jogadores variando para o 3-5-2 com Busquets fazendo o papel de líbero, Daniel Alves e Alba mais abertos.

Formação 3

Pequena variação do esquema anterior com Messi jogando como ponta-de-lança e Neymar como “falso nove”.

Formação 4

Nessa disposição tática, Alba funciona como terceiro zagueiro (atuou assim algumas vezes na temporada) com Neymar aberto pela ponta-esquerda. Fàbregas fazendo as funções de ponta-de-lança e armador, com Messi no comando de ataque. Essa possibilidade não me agrada, Alba tem como característica mais marcante o apoio. Neymar teria mais obrigações táticas e ao acompanhar  o lateral ficaria distante da área. Esse sacrifício seria atenuado pela característica do time: a posse de bola. Assim,  esse dever defensivo seria pouco exercido ao longo dos 90 minutos.

Formação 5

Sai Fàbregas, entra Villa (7). Messi assumiria a função exercida por Fàbregas e Villa comandaria o ataque.

Formação 6

Variação do esquema anterior do 3-6-1 para o 4-3-3. Ataque formado por Neymar e Messi mais abertos com Villa (7) centralizado.


Detalhe: Especulações não faltam e a janela do mercado europeu promete. Muitos são os nomes apontados como reforços para o Barcelona, mas alguns jogadores poderão deixar o clube como Valdés (que não pretende renovar o contrato válido até 2014), Thiago Alcântara, Fàbregas, Villa, Alexis Sánchez entre outros. Por isso mesmo as projeções feitas aqui não passam de exercício imaginativo.



.

Anúncios